Docentes e Labs

Paulo Sergio Moreira Carvalho de Oliveira

Sistemas de mimetismo em artrópodes, interações inseto-planta e ecologia comportamental de artrópodes.

Departamento de Biologia Animal.

Pesquisa na área de Ecologia, com ênfase em ecologia comportamental de insetos e ecologia de interações formiga-planta-herbívoro. Colaborações relevantes atuais: Victor Rico-Gray (Institudo de Ecologia, Xalapa, México), André V.L. Freitas (Unicamp, SP), José R. Trigo (Unicamp, SP), Kleber Del-Claro (Univ Fed de Uberlândia, MG).

FORMAÇÃO

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), com mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1982), doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1988), e pós doutorado pela Harvard University (USA) e Universitat Wurzburg (Alemanha). Pesquisa na área de Ecologia, com ênfase em ecologia comportamental de insetos e ecologia de interações formiga-planta-herbívoro. Colaborações relevantes atuais: Victor Rico-Gray (Institudo de Ecologia, Xalapa, México), André V.L. Freitas (Unicamp, SP), Suzanne Koptur (Florida International University, Miami, USA), Anete P. de Souza (Unicamp, SP), Maurício Bacci Jr. (Unesp – Rio Claro, SP).

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

OLIVEIRA, P. S. ; HOLLDOBLER, B. 1990. Dominance Orders In The Ponerine Ant Pachycondyla apicalis (Hymenoptera, Formicidae). BEHAVIORAL ECOLOGY AND SOCIOBIOLOGY 27: 385-393.

FREITAS, A.V.L.; OLIVEIRA, P. S. 1996. Ants As Selective Agents On Herbivore Biology: Effects on the Behaviour of a Non-Myrmecophilous Butterfly. JOURNAL OF ANIMAL ECOLOGY 65: 205-210.

OLIVEIRA, P. S. 1997. The Ecological Function of Extrafloral Nectaries: Herbivore Deterrence by Visiting Ants and Reproductive Output in Caryocar brasiliense (Caryocaraceae). FUNCTIONAL ECOLOGY 11: 323-330.

Oliveira, P.S. & Marquis, R.J. 2002 (Editores). The Cerrados of Brazil: Ecology and Natural History of a Neotropical Savanna. 398 pp. Columbia University Press, NY.

Rico-Gray, V. & Oliveira, P.S. 2007. The Ecology and Evolution of Ant-Plant Interactions. 331 pp. The University of Chicago Press, Chicago.