Docentes e Labs

André Victor Lucci Freitas

Biologia e sistemática de lepidópteros.

Departamento de Biologia Animal

Atualmente é professor MS5 do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas. Tem atuado na área de Ecologia, Sistemática e Evolução de Lepidoptera, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Lepidoptera, diversidade, conservação, taxonomia e sistemática filogenética. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Unicamp de 2008 a 2012.

FORMAÇÃO

Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999).

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

• Wahlberg, N., J. Leneveu, U. Kodandaramaiah, C. Peña, S. Nylin, A. V. L. Freitas & A. V. Z. Brower. 2009.  Nymphalid butterflies diversify following near demise at the Cretaceous/Tertiary boundary.  Proceedings of the Royal Society B 276: 4295-4302.
  • Ribeiro, D. B. & A. V. L. Freitas. 2012. The effect of reduced-impact logging on fruit-feeding butterflies in Central Amazon, Brazil. Journal of Insect Conservation, 16: 733-744.
  • Matos-Maravi, P. F., C. Peña, K. R. Willmott, A. V. L. Freitas & N. Wahlberg. 2013. Systematics and evolutionary history of butterflies in the ‘‘Taygetis clade’’ (Nymphalidae: Satyrinae: Euptychiina): Towards a better understanding of Neotropical biogeography. Molecular Phylogenetics and Evolution, 66(1): 54-68.
  • Seraphim, N., M. A. Marín, A. V. L. Freitas & K. L. Silva-Brandão. 2014. Morphological and molecular marker contributions to disentangling the cryptic Hermeuptychia hermes species complex (Nymphalidae: Satyrinae: Euptychiina). Molecular Ecology Resources 14: 39–49.
  • Ribeiro, D. B. & A. V. L. Freitas. 2014. Brazil’s new laws bug collectors. Science 345(6204): 1571.