Docentes e Labs

David Montenegro Lapola

Mudanças ambientais globais, mudanças de uso da terra, serviços ambientais, impactos de mudanças climáticas sobre biodiversidade e modelagem do sistema terrestre.

CEPAGRI, UNICAMP

Pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura – CEPAGRI na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atuou como professor assistente do Departamento de Ecologia da Unesp Rio Claro no período 2011-2017 e como August-Wilhelm Scheer Visiting Professor na Universidade Técnica de Munique em 2017. Tem interesses de pesquisa em ecologia de mudanças globais, mudanças de uso da terra, serviços ambientais, impactos de mudanças climáticas sobre biodiversidade, modelagem do sistema terrestre e ciência da sustentabilidade. Preside o comitê científico do programa Amazon-FACE: experimento de CO2 atmosférico elevado e seus efeitos na ecologia da floresta Amazônica e é membro do comitê científico do projeto AIMES (Analysis, Integration and Modelling of the Earth System), ligado à iniciativa Future Earth. É cadastrado nos programas de pós-graduação em Ecologia e Ambiente & Sociedade, ambos da Unicamp e Ecologia e Biodiversidade da Unesp.

FORMAÇÃO

Graduado em Ecologia pela UNESP (2005), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007), doutorado em Modelagem do Sistema Terrestre pelo Instituto Max Planck / Universidade de Kassel, Alemanha (2010), e pós-doc pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011).

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

AMARAL, A.C.Z. & JABLONSKY, S. 2005. Conservation of marine and coastal biodiversity in Brazil. Conservation Biology, 19(3): 625-631.

DENADAI, M.R.; AMARAL, A.C.Z.; TURRA, A. 2005. Along and across-shore components of the spatial distribution of the clam Tivela mactroides (Born, 1778) (Bivalvia, Venereidae). Journal of Natural History. 39(36): 3275-3295.

AMARAL, A.C.Z.; RIZZO, A.E.; ARRUDA, E.P. (orgs.). 2005. Manual de Identificação dos Invertebrados Marinhos da Região Sudeste-Sul do Brasil. 1a. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, Vol. 1. 287 p.

BORGES, M.; MONTEIRO, A.M.G.; AMARAL, A.C.Z. 2006. A new species of Ophiomisidium (Echinodermata: Ophiuroidea) from the continental shelf and slope off southern Brazil. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, United Kingdon, 86: 1449-1458.

MACCORD, Fábio Sá ; AMARAL, A.C.Z. 2007. The reproductive cycle of Scolelepis goodbodyi (Polychaeta, Spionidae). Marine Biology, Berlin, 151: 1009-1020.