Docentes e Labs

Antonia Cecília Zacagnini Amaral

Biodiversidade bêntica marinha, com ênfase a estudos de biologia populacional e de taxonomia, especialmente de poliqueta.

Departamento de Biologia Animal

Entre outras atividades foi chefe de Departamento, membro do comitê de avaliação da CAPES, de várias comissões e colegiados na UNICAMP, inclusive da CADI. Presta assessoria ad hoc a vários órgãos de fomento à pesquisa e periódicos científicos. Publicou livros como autora e/ou organizadora, assim como capítulos e artigos científicos. Nos últimos anos vem coordenando projetos multidisciplinares sobre a fauna bêntica marinha da região Sudeste e Sul do Brasil, destacando-se os programas Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva – REVIZEE/Score Sul (MMA/SECIRM) e Biodiversidade Bêntica Marinha no Estado de São Paulo – BIOTA/FAPESP, em cooperação com instituições nacionais e estrangeiras. Coordenou ainda sínteses em nível nacional, como o Programa Biodiversidade de Praias Arenosas (PROBIO) e a Biodiversidade Bêntica Marinha (REVIZEE), os trabalhos sobre as Espécies de Invertebrados Aquáticos Ameaçados de Extinção (BIODIVERSITAS, IBAMA, MMA). Recentemente (2006) lançou o primeiro volume do Manual de Identificação dos Invertebrados Marinhos da Região Sudeste-Sul do Brasil, publicado pela Editora da USP. Tem se dedicado intensivamente ao ensino e pesquisa no Brasil, formado um número expressivo de mestrandos e doutorandos e também ministrado palestras e cursos em vários centros universitários no país.

FORMAÇÃO

Formada em História Natural pela UNESP de São José do Rio Preto, realizou a Pós-Graduação no Instituto Oceanográfico da USP, onde obteve os títulos de Mestre e Doutor (1973-1978), além do pós-doutorado. Em 1980, ingressou junto ao Departamento de Zoologia no Instituto de Biologia da UNICAMP. Desde o início de sua carreira tem trabalhado na área de Oceanografia Biológica com a macrofauna bentônica marinha e se dedicado principalmente à zoologia e ecologia dos Annelida Polychaeta. Colaborou com o Plano Nacional de Zoologia (PNZ-CNPq) e fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Zoologia, por três mandatos consecutivos (1982-1986). É atualmente Professora Titular, credenciada nos programas de pós-graduação em Ecologia (UNICAMP) e em Zoologia (USP e UNESP/Rio Claro) onde ministra vários cursos. Na graduação atua junto às disciplinas de Zoologia de Invertebrados.

PUBLICAÇÕES SELECIONADAS

AMARAL, A.C.Z. & JABLONSKY, S. 2005. Conservation of marine and coastal biodiversity in Brazil. Conservation Biology, 19(3): 625-631.

DENADAI, M.R.; AMARAL, A.C.Z.; TURRA, A. 2005. Along and across-shore components of the spatial distribution of the clam Tivela mactroides (Born, 1778) (Bivalvia, Venereidae). Journal of Natural History. 39(36): 3275-3295.

AMARAL, A.C.Z.; RIZZO, A.E.; ARRUDA, E.P. (orgs.). 2005. Manual de Identificação dos Invertebrados Marinhos da Região Sudeste-Sul do Brasil. 1a. ed. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo, Vol. 1. 287 p.

BORGES, M.; MONTEIRO, A.M.G.; AMARAL, A.C.Z. 2006. A new species of Ophiomisidium (Echinodermata: Ophiuroidea) from the continental shelf and slope off southern Brazil. Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, United Kingdon, 86: 1449-1458.

MACCORD, Fábio Sá ; AMARAL, A.C.Z. 2007. The reproductive cycle of Scolelepis goodbodyi (Polychaeta, Spionidae). Marine Biology, Berlin, 151: 1009-1020.